Personalidades de 2015

* Texto publicado hoje no Jornal do Centro


1. No ano passado, por três vezes Alexis Tsipras pediu os votos aos gregos, por três vezes os gregos lhos deram: em 25 de Janeiro, em 5 de Julho e em 20 de Setembro.

Em Janeiro, Tsipras prometeu partir a loiça e pôr Angela Merkel a pagar as contas. Em Julho, fez um referendo que quer ganhasse o “sim” ou o “não” dava no mesmo — uma esquizofrenia política. Logo a seguir, o primeiro-ministro grego correu com o alucinado Varoufakis e, em Setembro, deitou borda fora os esganiçados da esquerda syrízica. Agora “austeriza” com força. Acaba de aprovar cortes que chegam aos 30% nas pensões.


Esta “flexibilidade sobrevivente” de Alexis Tsipras fez dele a personalidade internacional de 2015.


2. Depois de um lamentável Pinto Monteiro que se confessava uma “rainha da Inglaterra”, temos, desde Outubro de 2012, uma Procuradora-Geral da República a fazer bem o seu trabalho. 

Pela primeira vez há poderosos a serem incomodados, que o digam José Sócrates e Miguel Macedo. A PGR fez muito bem em ter deixado sem resposta as efabulações socráticas e em ter recusado conversas nas sedes dos partidos como queria o PS.

Pela esperança que trouxe ao país, ...
Fotografia de Miguel Manso para o jornal Público
... Joana Marques Vidal foi a personalidade nacional de 2015.

3. As câmaras municipais têm direito a 5% do IRS que pagam os seus munícipes. Elas podem ficar com esse imposto ou devolvê-lo às pessoas, no todo ou em parte. Dito de outra forma, há câmaras que nos ficam mais baratas, há câmaras que nos ficam mais caras em matéria de IRS. 

Por exemplo, a câmara de Viseu só nos devolve 1%. Os outros 4% são gastos nas festas e festinhas do dr. António Almeida Henriques.

Ora, no distrito de Viseu, há três câmaras que devolvem a totalidade do IRS. É por isso que...
 ... João Paulo Fonseca (presidente da câmara de Armamar), 
José Júlio Norte (presidente da câmara de Mortágua) e 
Garcez Trindade (presidente da câmara de Resende) 
foram as personalidades regionais de 2015.

Comentários

Mensagens populares