Blogues*

* Texto publicado no Jornal do Centro há exactamente dez anos, em 26 de Maio de 2006



1. Passo, pelo menos, meia hora por dia a “ver” blogues. Encontro neles, muitas vezes, informação que não encontro em mais lado nenhum.

A blogosfera é cada vez mais influente. Um texto no Abrupto, o blogue de Pacheco Pereira, a perguntar pelo Inquérito ao Envelope 9, do processo Casa Pia, pôs logo Souto Moura a falar sobre o assunto.

O Governo de José Sócrates teve que apresentar estudos sobre a OTA e o TGV, não por pressão dos media tradicionais, mas por exigência de dezenas de blogues que se uniram num movimento colectivo.

A CBS apresentou documentos falsificados sobre a vida militar de George W. Bush. Eram documentos feitos num computador quando, na altura em que Bush foi tropa, só havia máquinas de escrever. A CBS não conseguiu fazer uma “verificação de factos” eficaz. Foram bloguistas que descobriram a marosca.

A blogosfera, enquanto comunidade interactiva de milhões de utilizadores, é uma máquina potente de “verificação de factos”. É também uma poderosa máquina de “criação de factos”.

2. Um dos blogues que leio diariamente é o Viseu, Senhora da Beira, cujo autor se identifica com o pseudónimo de Bazookas**. 
Quando tenho pouco tempo, não vou a mais nenhum lado: é a “ler a leitura dele” que me informo sobre Viseu. Ainda por cima, o Viseu, Senhora da Beira tem umas muito úteis ligações para outros blogues de Viseu.

3. Um dos mais aguerridos blogues do distrito é O Casimiro Satense (http://casimirosatense.blogspot.com)***. Num texto de 4 de Maio, este blogue afirma que a oposição socialista na Câmara do Sátão está a claudicar.

Fiz “verificação de factos” e há mesmo problemas a pedirem resolução rápida. José Junqueiro, o sempiterno Presidente da Federação do PS de Viseu, precisa de fazer uma visita aos socialistas do Sátão.

** O Bazookas, mais tarde, revelou-se: é o grande Fernando Figueiredo a quem este blogue muito deve
*** Blogue desactivado

Comentários

Mensagens populares