Fractais*

* Hoje no Jornal do Centro


Os dois assuntos desta crónica foram também esmiuçados por mim e o Paulo Lopes no seu programa “Regresso a casa”, na Rádio Jornal do Centro.

1. A ASAE preferiu instalar-se em Tondela porque a câmara daquela cidade dispôs-se a pagar-lhe instalações, luz e água, enquanto a câmara de Viseu se recusou pagar tal coisa.

Os vereadores socialistas de Viseu acharam mal esta recusa, mas o presidente da câmara avisa que “é completamente contra” as câmaras terem de “pagar ao Estado para instalar os seus organismos” e que esse tipo de exigências é “chantagem”.

Exemplos destes multiplicam-se. A administração central, por causa dos cortes (em geringoncês diz-se “cativações”), faz tudo para arranjar dinheiro, tanto aluga o Panteão para jantares de gala, como saca o mais que pode aos municípios (pagamentos a polícias, vencimentos de médicos, água, luz, rendas, ...)

Isto lembra os fractais que se repetem qualquer que seja a escala. Mal a Tesla anunciou que queria abrir uma gigafábrica na Europa, logo começou uma competição entre países a ver quem dá mais contrapartidas àquela multinacional. Mal o governo anuncia que quer abrir um serviço público “na província”, logo começa um “quem-dá-mais” entre municípios vizinhos. Estes fractais são fatais para os mais pequenos, entenda-se, o interior.

Neste caso da ASAE, António Almeida Henriques fez bem. Mas esteve muito mal e foi aqui criticado quando, durante o governo de Passos Coelho, se prontificou a custear, com dinheiros municipais, parte das obras na “rua” que liga Viseu a Sátão.


Fotografia Olho de Gato
2. Por causa dos incêndios, houve uma sessão de câmara interrompida porque o presidente teve um ataque de choro. Por causa dos incêndios, um treino de andebol teve que ser interrompido porque os jogadores começaram a chorar.

As marcas traumáticas dos incêndios de 15 e 16 de Outubro vão perdurar no tempo. Ajudemo-nos uns aos outros e tenhamos tolerância zero com quem quiser fazer politiquice com esta desgraça.

Comentários

Mensagens populares